Tecnologia em Sementes
Rua Guará, 1761, Jd. Aeroporto, Ribeirão Preto-SP
(16) 3878.9090
seprotec@seprotec.com.br

Crotalaria Juncea L.

Adubação verde, fixadora de nitrogênio e combate nematóides.

Espécie originária da Índia, com ampla adaptação às regiões tropicais, a crotalária são plantas arbustivas, de crescimento ereto e determinado, que produzem fibras e celulose de alta qualidade, próprias para a indústria de papel e outros fins. Recomendada para adubação verde, que ocorre, de forma intercalada aos tipos perenes, em cultivo isolado (na reforma de canavial ou em rotação com culturas graníferas), esse tipo de cultivar é uma das espécies leguminosas de rápido crescimento inicial, atingindo, em estação normal de crescimento, 3,0 a 3,5 m de altura.

Por serem plantas pouco exigentes, com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio, e apesar de serem consideradas má hospedeira de nematóides formadores de galhas e cistos, o principal uso das crotalárias faz parte da adubação verde e da cobertura do solo. Crotalaria Juncea é a espécie de crescimento mais rápido e, além de ser usada como adubo verde em rotação com diversas culturas, também têm sido aproveitada para o enriquecimento do solo. Assim, a incorporação das plantas à terra pode ser feita após 8 a 10 semanas, e o aporte de N ao sistema solo/planta é estimado entre 200 a 300 kg N/ha/ano.

Colheita/dessecaçãopara adubação verde, pode-se efetuar o corte das plantas, normalmente 120 dias após a semeadura, seguido ou não de incorporação da fitomassa produzida no florescimento e no início do surgimento das primeiras vagens. 

Características Agronômicas:

Consumo de sementes: 20 a 25 kg/ha ( linha/lanço).

Época de semeadura: Agosto a  abril.

Sementes por metro:  25 a 30.

Espaçamento: 50 cm.

Ciclo: 120 a 160 dias.

Resistência à seca: média.

Massa Verde Ton/ha: 40.

Massa Seca Ton/ha: 15.

sementes de crotalaria juncea

05 crot juncea

06 crotalaria juncea 2

11 crot. juncea

12 tres crotalarias

14 juncea