Tecnologia em Sementes
Rua Guará, 1761, Jd. Aeroporto, Ribeirão Preto-SP
(16) 3878.9090
seprotec@seprotec.com.br

Tremoço Branco

Adubo verde, Reciclador de Nutrientes do solo e fixação de nitrogênio.

Resistente ao frio, com capacidade de se desenvolver em solos de média fertilidade, e tolerância média à acidez do solo, o tremoço branco é uma leguminosa que se adapta em diversas condições climáticas. No caso dos grãos, para maior garantia da sua produção, é conveniente proceder com uma boa adubação no solo.  Além de promover a fixação simbiótica do nitrogênio, através das bactérias dos seus nódulos (contribui com o equivalente a até 200 kg/N/ha na cultura do milho), o tremoço possui um sistema radicular pivotante bastante profundo que proporciona melhorias nas condições físicas do solo.

Características

O tremoço branco é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava. Suas características principais são: herbácea; ciclo anual; porte ereto; crescimento determinado e adaptação aos climas temperados e subtropicais. Suas sementes, com alto teor de proteína, podem também apresentar, antes de seu emprego para consumo humano, alto teor de alcaloides eliminados por maceração em água. A espécie Lupinus albus L. é a mais difundida em nossas condições.

tremoco-branco-sequencia

Utilização:

  • Adubo verde; recicladora de nutrientes do solo e fixação de nitrogênio; elevada produção de massa vegetal;
  • Permite proteção e recuperação das condições físicas e biológicas do solo.

Manejos Culturais:

  • Conveniente para adubação verde e produção de grãos;
  • Sua época de semeadura varia conforme a região e o clima entre os meses de fevereiro e julho.
  • Espaçamento e densidade de semeadura na linha de 50 cm: 12 a 15 sementes por metro linear.
  • Sementes necessárias 75 a 85 kg/há.
  • Ciclo: 130 - 140 dias.
  • Colheita: Secam uniformemente, permitindo o uso de colhedeiras automotrizes, geralmente incorpora-se ao solo como adubação verde.  Antes de se tornar sementes viáveis, este manejo ocorre aos 110 - 120 dias, e deve ser feito com rolo faca, rolo liso, grade ou dessecação.

tremoco-branco-manejo

Benefícios:

O tremoço branco, leguminosa com alta capacidade de tornar os minerais assimiláveis ao solo, deixa um poder de mobilização dos nutrientes às culturas seguintes. Além de proporcionar melhorias nas condições físicas, químicas e biológicas como adubação verde, a planta ainda tem grande capacidade recicladora de nutrientes lixiviados em profundidade: as raízes do tremoço branco atingem mais de 1,20 metros, extraindo nutrientes das camadas mais profundas e trazendo-os para superfície do solo. O melhoramento da terra, que é denominado "adubo verde", prepara os solos, em particular, para o cultivo do milho, cana de açúcar, laranja e café (hortifrúti e outras). Portanto, a utilização do tremoço branco como adubação verde, além de fornecer a manutenção da umidade e amenizar as variações de temperatura, controle de pragas, entre outros inúmeros benefícios, também incrementa elementos à micro vida do solo, disponibilizando outros tipos de nutrientes essenciais à planta.

Trabalho de pesquisa:

Comportamento de 12 abudos verdes de inverno.

O objetivo deste trabalho foi avaliar, sob duas condições diferentes de fertilidade, o comportamento de espécies de adubos verdes, próprias do clima de inverno, a 1.100 m de altitude. Dois experimentos de campo foram conduzidos em Nova Friburgo - RJ, utilizando as 12 espécies de adubos verdes da tabela 01. Depois de 119 dias, as quantidades de nitrogênio na parte aérea das plantas acima de 230 kg por hectare foram obtidas por Tremoço Branco Cultivar comum e Tremoço amarelo ( tabela 1). Como conclusão da pesquisa, entendemos que, independentemente das condições de fertilidade do solo, as espécies de Tremoço Branco destacam-se quanto à produção de fito massa seca e à acumulação de nitrogênio na parte aérea.

tremoco-branco-pesquisa

 

sementes tremoço branco

tremoco-branco-1

tremoco-branco-2

tremoco-branco-olho

tremoço-milho

Características Agronômicas

tremoco-branco-caracterisiticas