Tecnologia em Sementes
Rua Guará, 1761, Jd. Aeroporto, Ribeirão Preto-SP
(16) 3878.9090
seprotec@seprotec.com.br

Milheto BRS 1501

Palhada para cobertura de solo, adubação verde e forragem.

O milheto é uma gramínea anual de verão que apresenta as características de serem cespitosa, de crescimento ereto, com excelente produção de perfilhos e vigorosa rebrota (após corte ou pastejo). A estatura do colmo é capaz de superar 3m, podendo atingir 1,5m, entre 50 e 55 dias após a fase da emergência. Apresenta, ainda, folhas com lâminas largas e inflorescência na forma de panícula longa e contraída. Em comparação com o milho e o sorgo, requer mais calor para germinar e se estabelece de maneira uniforme e proveitosa.

Com sua utilização na safrinha, por ser planta de dia curto, o milheto sofre o estímulo do fotoperíodo de outono-inverno, ou seja, têm aumento nas horas de escuro e, via de regra, floresce precocemente em torno de 50 dias. Entretanto, à medida que se adentra o outono, o intervalo entre o corte e o florescimento diminui.

Para a prática do plantio direto, bem como para o uso como forrageira na pecuária de corte ou de leite, o milheto tem enorme potencial de cobertura do solo. Em ambas as finalidades, há a necessidade de um manejo cultural diferenciado e adequado. O plantio pode ser em linha ou à lanço, mas em ambos os casos há também a necessidade da definição ou do estabelecimento da época e densidade de plantio, além da designação da  quantidade de sementes, espaçamento, sistema de semeadura, profundidade de plantio, dentre outros fatores não menos importantes, como o manejo de plantas daninhas, de pragas e doenças, e da fertilidade. Estas variáveis, quando têm interação, contribuem para o aumento da produção de fitomassa verde para forragem, massa seca para cobertura morta em plantio direto ou produção de grãos para ração.

Por conta do seu sistema radicular profundo, e por apresentar boa capacidade de  produção de massa verde e seca, o milheto é uma planta de cobertura de grande sucesso nos solos do Cerrado brasileiro. A par das suas características, essa cultivar é importante por apresentar alta resistência à seca, adaptabilidade aos solos de baixo nível de fertilidade e elevada capacidade de extração de nutrientes. Esses últimos, extraídos pela planta de milheto, permanecem na palhada, sendo reciclados ou liberados gradativamente no solo. Como forragem, e quando cultivado nos meses de setembro e outubro,  o potencial produtivo do milheto pode chegar a 60 ton/ha de massa verde e a 20 ton/ha de matéria seca. Sob condição de pastejo, e com animais de recria, o milheto pode proporcionar ganhos de até 600 kg de peso vivo ao dia, ou, 20 arrobas por hectare em cinco meses.

Características Agronômicas milheto:

Consumo de sementes: 15 a 20 kg/ha ( linha/lanço).

Época de semeadura: Agosto a  abril.

Sementes por metro:  50 a 60.

Espaçamento médio: 30 cm.

Ciclo: 70-80  dias.

Resistência a seca: média.

Massa Verde Ton/ha: 40 a 60.

Massa Seca Ton/ha: 15 a 20.

sementes Milheto BRS 1501

1111 milheto brs 1501

 

COBERTURA VEGETAL (PALHADA) DO MILHETO BRS 1501

palhada de milheto em plantio de alface

0015 milheto brs 1501