Tecnologia em Sementes
Rua Guará, 1761, Jd. Aeroporto, Ribeirão Preto-SP
(16) 3878.9090
seprotec@seprotec.com.br

Aveia Preta e Aveia Branca

Importante para produção de grãos, foragem, palhada e para cobertura de solo e fenação.

A aveia tem importante papel no sistema de produção, caracterizando-se por ser, em sistemas de rotação de culturas, uma excelente alternativa para o cultivo de inverno. Com a possibilidade de ser inserida conforme a necessidade dos produtores, a aveia é cultivada para grãos, com alta qualidade, tanto para alimentação humana (aveia branca), como para alimentação animal (aveia preta). Além disso, a aveia proporciona cobertura do solo e pode ser utilizada, com alto valor nutritivo, como forrageira. Assim, consideradas culturas de inverno, a  aveia branca (Avena sativa L.) e a Aveia preta (A.strigosa Schieb) são plantas anuais que concentram seu desenvolvimento nos meses mais frios do ano.

As aveias brancas distinguem-se das pretas por apresentarem colmos mais grossos e folhas mais largas. Os grãos da primeira são em geral maiores e de coloração branca ou amarelada, enquanto os da segunda, além de serem menores, apresentam cores que variam do branco ao preto.

A aveia tornou-se, portanto, uma cultura de grande importância para a agropecuária.  Suas características gerais a fizeram um produto de grande aproveitamento: dentre elas, pode-se citar a resistência à seca, tolerância ao alumínio, baixa incidência de pragas e doenças, baixo custo da lavoura, boa produção de forragem e grãos. É, ainda, cultivada principalmente para cobertura do solo, para produção de forragem, feno, silagem e grãos que, por sua vez, são utilizados na alimentação de bovinos de corte e leite.

Como as demais espécies cultivadas na segunda safra (milho, milheto e sorgo), as aveias suportam estresse hídrico e cobrem rapidamente o solo, suprimindo o desenvolvimento de plantas indesejáveis. A Aveia, ainda, apresenta sobre essas culturas, a vantagem de se desenvolver em baixas temperaturas e tolerar geadas.

Os grãos da aveia branca são utilizados tanto na alimentação animal como humana; já a aveia preta apresenta reduzida produção de grãos, bem como, devido a sua coloração escura, menor tamanho e baixo rendimento de grãos, não apresenta qualidade industrial. A aveia branca, em comparação à preta, é mais exigente em fertilidade do solo. O cultivo da aveia preta reduz a infestação de invasoras, principalmente as de folhas estreitas, diminuindo o custo do controle das mesmas. Portanto, além de influenciar o rendimento de culturas subsequentes, a aveia promove melhoria dos atributos químicos e físicos do solo.

Características Agronômicas:

Consumo de sementes: 60 a 70 kg/ha (linha/lanço).

Época de semeadura: março a junho.

Sementes por metro: 100.

Espaçamento médio: 30 cm.

Ciclo: 75-85  dias.

Resistência à Geada: Alta.

Resistência à seca: média.

Massa Verde Ton/ha: 30 a 40.

Massa Seca Ton/ha: 4-6.

 

Sementes aveia branca Sementes aveia preta

01 Aveia Branca

02 Aveia Preta Comum 2

04 Aveia Preta

03 Aveia Preta2