Tecnologia em Sementes
Rua Guará, 1761, Jd. Aeroporto, Ribeirão Preto-SP
(16) 3878.9090
seprotec@seprotec.com.br

Nabo Forrageiro

Adubação verde de inverno e escarificador do solo.

Por conta da característica de descompactação do solo pelas raízes, o nabo forrageiro (Raphanus sativus L) é muito utilizado na adubação verde, pois permite um preparo biológico maior na rotação das culturas.  Dessa maneira, essa planta apresenta elevada capacidade de reciclagem de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, tornando-se uma espécie importante na rotação de culturas como algodão, feijão, milho e soja. É, ainda,  uma espécie tolerante à seca e à geada, sendo uma opção de cultivo para outono e inverno.  Dessa maneira, o nabo forrageiro desenvolve-se razoavelmente em solos fracos com problemas de acidez, sendo bastante resistente às doenças e pragas,  além de não exigir muito preparo do solo para seu cultivo.

Semeadura

A semeadura deve ser realizada entre abril e setembro, ou seja, a produção deve considerar o período de disponibilidade hídrica para o desenvolvimento inicial da planta, o que possibilita maior produção de massa. Para o plantio, indica-se um espaçamento entre linhas de 20 cm a 40 cm, porém, quando o objetivo é a produção de grãos, o espaçamento deve ser maior.

Produção

O nabo forrageiro produz 25 a 35 t/ha de massa verde e 5 a 6 t/ha de massa seca e média de 1,2 t/ha de grãos. Os grãos possuem cor marrom-amarelada com 2 mm a 3 mm de diâmetro, e o teor de óleo presente nos grãos demonstra uma média de 35%. 

Biodiesel

Por apresentar baixa viscosidade, o óleo extraído do nabo forrageiro é uma opção de matéria-prima para a produção de biodiesel no Brasil. Com a característica de melhorar o desempenho do motor, o rendimento do biodiesel médio é de 280 litros/há, aspecto que demonstra inferioridade em relação aos rendimentos de outras culturas, como soja e canola; entretanto, a sua produção tem como vantagem a utilização alternativa aos óleos vegetais que são considerados commodities da indústria alimentícia.

Produção de mel: mostra-se útil à criação de abelhas durante floração.

Características Agronômicas:

Consumo de sementes: 15 a 20 kg/ha ( linha/lanço).

Época de semeadura: março a setembro.

Sementes por metro:  25.

Espaçamento médio: 30 cm.

Ciclo: 75-100  dias.

Resistência a Geada: Alta.

Resistência a seca: média.

Massa Verde Ton/ha: 25 a 35.

Massa Seca Ton/ha: 5-6.

sementes nabo forrageiro

14 nabo forrageiro 02

15 nabo forrageiro 65 dias

16 NaboForrageiro5