Tecnologia em Sementes
Rua Guará, 1761, Jd. Aeroporto, Ribeirão Preto-SP
(16) 3878.9090
seprotec@seprotec.com.br

SISTEMA ILP

Com a utilização de consórcio de milho safrinha com guandu anão e brachiaria, esse sistema representa a integração sustentável entre lavoura e pecuária. Seu uso é recomendável para engorda de bovinos no período de seca; na palhada de milho altamente nutritiva com brachiaria e feijão guandu anão; e aumento da produtividade da soja subsequente

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA

  1. Utilizar 40 kg/ha sementes de feijão guandu anão e 5 kg de brachiaria MG-5/Xaraes.
  2. Época de semeadura: nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte, o período de semeadura vai de 15 de janeiro a 15 de março (o mês ideal é fevereiro).

seprotec consórcio

       3. Semeadura: dessecar a resteva da cultura anterior.             3.1 Em uma única vez, o milho, feijão guandu e brachiaria podem ser semeados com plantadeira adequada ao respectivo sistema de plantio. Na falta de plantadeira específica, recomenda-se distribuir a brachiaria e o feijão guandu anão à lanço, e o plantio do milho tradicional com plantadeira no espaçamento de 0,5m (entrelinhas).             3.2 O milho pode ser semeado em linha dupla de 0,5 metro, com uma linha de feijão guandu no vão de 1 metro e semeadura da brachiaria à lanço em toda à área.        4. Utilizar os mesmos tratamentos culturais do milho solteiro: população, espaçamento, inseticida, fungicida, adubação de plantio, cobertura e colheita igual ao milho solteiro.

slider 7 3

slider 6 slider 6 2

VANTAGENS DO SISTEMA ILP:

  • Aumento da capacidade de produção da área pelo enriquecimento com nitrogênio, retirado gratuitamente do ar pela soja e pelo feijão guandu fixados no solo.
  • Aumento da matéria orgânica pela formação de massa verde e dejetos bovinos deixados no solo.
  • Escarificação e reciclagem de nutrientes no solo através das raízes do feijão guandu e brachiaria.
  • Aumento da rentabilidade econômica pela receita de três safras por ano: aproximadamente 65 sc/ha soja; 170 sc/ha milho e   12 a 16 @ de boi/ ha,  no período das secas.

slider 6 3 slider 6 4 slider 6 5

VANTAGENS DO FEIJÃO GUANDU ANÃO:

O feijão guandu anão é uma planta que tem a capacidade de fixar elevadas quantidades de nitrogênio no solo e produz uma fitomassa satisfatória. Essa cultivar é resistente ao nematóide Pratylenchus, tolerante aos demais nematóides e resistente ao percevejo castanho. Quando consorciado com milho e brachiaria, fornece proteína de 10 a 16% no pastejo de palhada.

Na fazenda Copacabana, em Campo Alegre, no estado de Goiás, com demonstração da evolução de todas as etapas de uma área de 100 ha de milho safrinha consorciado com crotalária spectabilis. Do plantio à colheita, a semeadura, em 15/01/2016, com 20 kg/ha de crotalária spectabilis, herbicidas pré-emergente 1,75 l/ha Dual Gold + 1,0 l/ha gramoxone, e programa de nutrição foliar com micronutrientes Microfértil.