Tecnologia em Sementes
Rua Guará, 1761, Jd. Aeroporto, Ribeirão Preto-SP
(16) 3878.9090
seprotec@seprotec.com.br

SISTEMA ILP

Com a utilização de consórcio de milho safrinha com guandu anão e brachiaria, esse sistema representa a integração sustentável entre lavoura e pecuária. Seu uso é recomendável para engorda de bovinos no período de seca; na palhada de milho altamente nutritiva com brachiaria e feijão guandu anão; e aumento da produtividade da soja subsequente

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA

  1. Utilizar 40 kg/ha sementes de feijão guandu anão e 5 kg de brachiaria MG-5/Xaraes.
  2. Época de semeadura: nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte, o período de semeadura vai de 15 de janeiro a 15 de março (o mês ideal é fevereiro).

seprotec consórcio

       3. Semeadura: dessecar a resteva da cultura anterior.
            3.1 Em uma única vez, o milho, feijão guandu e brachiaria podem ser semeados com plantadeira adequada ao respectivo sistema de plantio. Na falta de plantadeira específica, recomenda-se distribuir a brachiaria e o feijão guandu anão à lanço, e o plantio do milho tradicional com plantadeira no espaçamento de 0,5m (entrelinhas).
            3.2 O milho pode ser semeado em linha dupla de 0,5 metro, com uma linha de feijão guandu no vão de 1 metro e semeadura da brachiaria à lanço em toda à área.
       4. Utilizar os mesmos tratamentos culturais do milho solteiro: população, espaçamento, inseticida, fungicida, adubação de plantio, cobertura e colheita igual ao milho solteiro.

slider 7 3

slider 6 slider 6 2

VANTAGENS DO SISTEMA ILP:

  • Aumento da capacidade de produção da área pelo enriquecimento com nitrogênio, retirado gratuitamente do ar pela soja e pelo feijão guandu fixados no solo.
  • Aumento da matéria orgânica pela formação de massa verde e dejetos bovinos deixados no solo.
  • Escarificação e reciclagem de nutrientes no solo através das raízes do feijão guandu e brachiaria.
  • Aumento da rentabilidade econômica pela receita de três safras por ano: aproximadamente 65 sc/ha soja; 170 sc/ha milho e   12 a 16 @ de boi/ ha,  no período das secas.

slider 6 3 slider 6 4 slider 6 5

VANTAGENS DO FEIJÃO GUANDU ANÃO:

O feijão guandu anão é uma planta que tem a capacidade de fixar elevadas quantidades de nitrogênio no solo e produz uma fitomassa satisfatória. Essa cultivar é resistente ao nematóide Pratylenchus, tolerante aos demais nematóides e resistente ao percevejo castanho. Quando consorciado com milho e brachiaria, fornece proteína de 10 a 16% no pastejo de palhada.

Na fazenda Santo Antônio, em Unai/MG, o senhor Anterio Manica, agricultor da região, pôde colher, com 500 ha do consórcio de milho safrinha em conjunto com feijão guandu anão e brachiaria, a quantidade de 170 sc/ha milho, além de engordar 3.000 cabeças na seca e colher 65 sc/ha de soja subsequente.

slider 7 2slider 7