Tecnologia em Sementes
Rua Guará, 1761, Jd. Aeroporto, Ribeirão Preto-SP
(16) 3878.9090
seprotec@seprotec.com.br

CONSÓRCIO MILHO SAFRINHA X CROTALÁRIA SPECTABILIS

Esse consórcio consiste no sistema produtivo de cultivo conjunto de milho safrinha com crotalária spectabilis. Para a realização dessa técnica, e como forma de permitir um aumento do aporte de nitrogênio, é necessário inserir o adubo verde no sistema de produção. Os resultados contribuem para o combate dos nematóides, para o aumento da matéria orgânica e para o aumento da produtividade do milho.

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA:

  1. Utilizar 20 kg/ha de sementes crotalária spectabilis e escolher milho híbrido super precoce, com inserção de espiga alta e de alta produtividade.
  1. Época de semeadura: nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte, o período de semeadura vai de 15 de janeiro a 15 de março (o mês ideal é fevereiro).

seprotec consórcio

  1. Distribuir a crotalária spectabilis à lanço, se necessário usar correntão ou grade niveladora para leve incorporação da crotalária, com imediata semeadura do milho.
  1. Imediatamente após a semeadura do milho, aplicar herbicida pré-emergente (1,5 a 1,75 l/ha Dual Gold); posteriormente, em caso de tiguera de soja, aplicar herbicida recomendado.
  1. Utilizar os mesmos tratamentos culturais do milho solteiro: população, espaçamento, inseticida, fungicida, adubação de plantio, cobertura e colheita igual ao milho solteiro.slider 2

 

slider 2 2

slider 2 3

slider 2 4

VANTAGENS DO CONSÓRCIO

  • Fixação de 120 a 150 kg/ha de nitrogênio no solo;
  • Controle de nematóides do solo com crotalária spectabilis ( fator de reprodução zero);
  • Aumento da produtividade do milho e da cultura subsequente;
  • Resultados de campo comprovam o aumento médio de 07 sacas/ha de soja no plantio subsequente do consórcio;
  • Reciclagem de nutrientes (Tabela 01) e aumento da matéria orgânica

slider 3

BENÉFICIOS DA CROTALÁRIA SPECTABILIS:

- REDUZ NEMATOIDES NO SOLO:
Fator de reprodução: zero

- Resultados de campo, comprovam o aumento médio de 07 sacas/ha de soja no plantio subsequente do consorcio.

NITROGENAÇÃO DO SOLO:
120 à 150 kg/ha

Na fazenda Copacabana, em Campo Alegre, no estado de Goiás, com demonstração da evolução de todas as etapas de uma área de 100 ha de milho safrinha consorciado com crotalária spectabilis. Do plantio à colheita, a semeadura, em 15/01/2016, com 20 kg/ha de crotalária spectabilis, herbicidas pré-emergente 1,75 l/ha Dual Gold + 1,0 l/ha gramoxone, e programa de nutrição foliar com micronutrientes Microfértil.

slider 4imagem 928923slider 4 3slider 4 5slider 4 6slider 4 7slider 4 8slider 4 4